top of page

Resistências Microtubulares

Resistência microtubular é projetada para atender diversas demandas de aquecimento.






Definição

Resistência microtubular é projetada para atender diversas demandas de aquecimento. A sua flexibilidade permite que ele seja enrolada, deformada ou envolvida em torno de tubos ou aplicações de processos que necessitem de aquecimento uniforme e constante.


"As Micro tubulares são resistências utilizadas em moldes de injeção plásticas e em sistemas de câmara quente.

São ideais para atuarem em espaços limitados e ciclos rápidos. Elas podem ser fabricadas com ou sem o termopar.".


Principais tipos de resistência elétrica

Resistência elétrica tubular

Em formato de tubo, é amplamente utilizada para aquecer de pequenos a grandes volumes de líquidos, gases e soluções. Essas resistências tubulares podem trabalhar com temperaturas na casa dos 450 °C. Além disso, têm alta durabilidade, resistência mecânica e podem ser moldadas com curvas ou outros formatos de acordo com a necessidade do usuário.

Sua qualidade está condicionada ao tipo de liga utilizada para a sua fabricação, e sua durabilidade depende de sua composição química, visto que poderá ser exposta a grandes alterações de temperatura e situações de oxidação. Normalmente, estão disponíveis em aço inox, cobre, titânio, chumbo e com revestimento de teflon.

Têm utilização bastante versátil e podem ser aproveitadas nas áreas domésticas, comerciais e industriais, ao atuar em residências, bares e restaurantes, indústrias, laboratórios químicos, moldes, prensas, cilindros e assim por diante.


Existem diversos tipos de resistência elétrica tubular:

  • tubulares de imersão;

  • fundida;

  • helicoidais;

  • sobre borda;

  • vareta;

  • microtubular;

  • em “U”.

Resistência elétrica cartucho

Leva esse nome por seu formato ser parecido com um cartucho de arma de fogo. Também é usada em fábricas para gerar calor.

Esse tipo de resistência elétrica é fornecida em dois tipos: alta carga e baixa carga. A diferença está na potência utilizada — a alta carga tem capacidade de atingir até o dobro da energia da convencional.

Fabricada para ter aplicações de alto rendimento em áreas reduzidas, é usualmente resistente a vibrações e impactos mecânicos, possuindo uma longa vida útil. Na maior parte das vezes, é acoplada num estampo de metal que terá sua temperatura aumentada e será utilizada para moldar ou prensar outro material.

Sua finalidade, geralmente, está ligada a máquinas de corte, soldas, equipamentos de empacotamento, estampas, aquecimento direto ou localizado, entre outros.


Resistência elétrica coleira

Com formato circular, esse tipo de resistência é empregado em máquinas que necessitem ser aquecidas em tubos ou em formato cilíndrico, por exemplo:

  • injetoras;

  • extrusoras de plástico;

  • tubulações;

  • tambores, entre outros.

Para que tenha o desempenho esperado, é fundamental que a resistência seja instalada com a face interna completamente em contato com a superfície que deseja aquecer. Para isso, é necessário verificar se a presilha de fixação dará a pressão adequada para que a conexão seja perfeita.

Essa resistência pode ter sua parte isolante feita em mica ou cerâmica. As feitas com cerâmica têm uma vida útil maior e são mais econômicas, já que suspendem o aquecimento quando a temperatura fim é atingida. As resistências fabricadas com mica são mais compactas e seguras.


Resistência elétrica espiral

Parecida com a espiral de um caderno, trabalha sustentando a corrente elétrica para evitar que picos aconteçam e danifiquem os circuitos, o que pode prejudicar o funcionamento de equipamentos ou maquinários e até gerar acidentes.

Também é utilizada para dissipar calor (que é uma segunda funcionalidade para esse tipo de resistência) em fornos domésticos, industriais e elétricos de baixa e alta capacidade.

É muito importante avaliar a necessidade de funcionamento de uma resistência espiral para saber em que temperatura irá trabalhar e, assim, escolher o material e a espessura dos fios que irão concebê-la. Quanto maior a espessura do fio, maior a temperatura suportada pela resistência.


Por ser fundamental para o funcionamento padrão de uma fábrica, é adequado tomar alguns cuidados para que a vida útil de todas as resistências elétricas industriais sejam prolongadas. Em função disso, sempre respeite a capacidade do material, para assim evitar uma sobrecarga. Aguarde o total resfriamento da resistência elétrica, de forma natural, antes de recolocar o maquinário em funcionamento.

Agir com esses cuidados ajuda a aumentar a vida útil da resistência elétrica, porém, em algum momento ela deverá ser trocada. Por isso, procure um fabricante que ofereça qualidade no material e confiabilidade no serviço.


E aí, gostou deste texto sobre resistência elétrica? Aproveite para entrar em contato.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page