Válvulas Solenoide como funciona?
- Diego Cortez
- 15 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Como funciona, quais os tipos e suas aplicações.

Definição
A válvula solenoide é um equipamento para muitas utilizações e pode ser aproveitado em diversas áreas. A válvula solenóide nada mais é do que uma válvula eletromecânica controlada, formada por duas partes principais: corpo da válvula e bobina solenóide. O Corpo da válvula solenóide é composto, além do corpo, pela tampa, mola e diafragma. Ele tem a função mecânica no conjunto válvula Solenóide.
A bobina de uma válvula solenóide é constituída de fio de cobre, enrolada em uma bobina, com o centro livre. É considerada a peça principal da Válvula Solenóide. Aqui, na Jefferson Engenharia o trabalho é com a linha Genebre, que possui válvula solenóide para diversas aplicações: água, ar, gases, GNV, GLP, óleo, filtros de manga, entre outros. A Válvula Solenóide é um produto fundamental para automação industrial, sendo possível fechar, dosar, distribuir ou misturar o fluxo de gás, líquido e óleo, garantindo controle ou proteção.
"Todos os processos industrias modernos em algum momento da cadeia produtiva se beneficiam da mensuração e controle da temperatura, assim propiciando o controle exigido pela legislação vigente.".
Como funciona?
Não é difícil saber como funciona uma válvula solenóide, ela possui uma bobina composta por um fio enrolado através de um cilindro. Quando uma corrente elétrica passa por este fio, a válvula solenóide gera uma força no centro da bobina solenóide, fazendo com que o êmbolo da válvula seja acionado, criando um sistema de abertura e fechamento.
Outra parte que compõe a válvula solenóide é o corpo, que possui um dispositivo que possibilita ou bloqueia a passagem de um fluído quando sua haste é acionada pela força da bobina. Esta força é responsável pelo pino ser puxado para o centro da bobina, liberando assim, a passagem do fluido.
O processo de fechamento da válvula solenóide ocorre quando a bobina perde energia, pois o pino exerce uma força através de seu peso e da mola que tem instalado.
Tipos de vávulas quanto a ação?
A válvula solenóide pode ser classificada de acordo com seu tipo de ação. Pode ser ação direta ou indireta, sendo determinadas pelo tipo de operação. Para baixa capacidade e pequenos orifícios, devem ser usadas as válvulas de ação direta. Já a válvula solenóide de ação indireta, controlada por piloto, é utilizada em sistemas de grande porte.
Dentre a linha de produtos de válvulas solenóide que trabalhamos no Brasil, existe uma linha, em especial, que conta com os mais diversos modelos: válvula de 2, 3, 4 ou 5 vias.
Cada modelo é utilizado para um fim específico, sendo:
Duas vias - Controle de Fluído e Automação Pneumática;
Três vias - Desvio e Convergência de fluxos;
Quatro e cinco vias - Operação de Cilindros e Atuadores de Dupla Ação;
São vários diâmetros começando com 1/8” até 3” e voltagem de 12v, 24v, 110v e 220v aplicações comuns ou a prova de explosão.
Comments